Centro de Cultura França Alemanha

Sobre o Centro de Cultura

O Centro de Cultura França Alemanha, inaugurado em maio de 2006, é o sétimo de seu gênero no mundo e o primeiro no Brasil. Trata-se de uma tendência internacional de cooperação entre países europeus baseada na idealização da União Européia e firmada entre a França e a Alemanha a partir do Tratado de Amizade Franco-Alemão de 1963, conhecido como Tratado do Elysée.

O objetivo principal da implantação deste centro é o de promover uma relação harmoniosa entre seus membros e o país e a comunidade que os acolhe, como é o caso de Niterói, favorecendo uma valiosa troca cultural entre seus cidadãos e fortalecendo, assim, o sentido humanitário e social desse encontro de culturas, estreitando ainda mais os laços de amizade entre o Brasil, a França e a Alemanha.

O Centro Cultural França-Alemanha apresenta um extenso calendário de atividades culturais. Um exemplo foi a exposição ‘FUTEBOL-ARTE / FUßBALL-KUNST’, idealizada pelo artista plástico e designer Marcelo Rezende à época da inauguração do Centro e da Copa do Mundo de 2006, na qual ele mesclou elementos do ideário nacional tupiniquim dos esportes com o mundo alemão da bola.

Atividades culturais do CCFA

 

– Passado e Presente na Contemporaneidade Urbanística e Arquitetônica Européia – 2006;

– França e Alemanha: Laços Políticos de Amizade – 2007;

– Viajando em Quadrinhos pela França e Alemanha – 2007;

– Biodiversidade – 2008;

– Nachhaltiger Konsum in Deutschland (Consumo Sustentável na Alemanha) – 2008;

– Exposição Emanuel Monjardim – 2009;

– Vera Carminatti – 2009;

– Primeiro Tour Eurochanel de curtas-metragens em Niterói – 2010;

– Segundo Tour Eurochanel de curtas-metragens em Niterói – 2011;

– Noites Européias – 2012;

– 1º Salão de Artes Visuais CCFA – 2013;

– 2º Salão de Artes Visuais CCFA – Fev 2014.;

– Carnaval de Culturas – Projeto de intercâmbio entre as culturas francesa, alemã e brasileira realizado pelo Centro de Cultura França Alemanha CCFA com apresentação de música, cinema, exposição, gastronomia e palestra – Agosto 2014, local: Campo de São Bento Niterói – RJ;

– 3º Salão de Artes Visuais CCFA – Fev 2015;

– 4º Salão de Artes Visuais CCFA – Fev 2016.

Em parceria com a Aliança Francesa e o Instituto Cultural Germânico, a Cultura Inglesa de Niterói realizou em novembro de 2016, o “Abrindo novos caminhos – 1º Passeio Ciclístico Intercultural” em comemoração ao aniversário da cidade, que completou 442 anos

Inscreva-se em nossa Newsletter

Inscreva-se em nossa Newsletter

Inscreva-se em nossa Newsletter e fique sabendo de nossas novidades e últimas notícias.

Inscrição feita com sucesso.